O que é spread cambial e como ele é cobrado?

O que é spread cambial e como ele é cobrado?

Quem realiza importação, exportação, envio ou recebimento de moeda estrangeira acaba sendo impactado pelo spread cambial. Mas você sabe o que é e como ele influencia nos valores que você paga? 

Em inglês, spread significa margem. A palavra é amplamente adotada pelo setor bancário para descrever a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar recursos (captação por meio de poupança, fundo de investimento, etc) e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo valor (empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, etc).

A lógica do spread cambial é bem parecida. Trata-se da diferença entre o valor pago por uma instituição financeira na compra de dinheiro e o valor recebido por ela na venda, empréstimo ou operação feita com esse dinheiro.

Quando falamos de envios internacionais de dinheiro, o spread cambial é a diferença entre a cotação comercial da moeda estrangeira e o valor pago para a realização da operação.

É importante ressaltar que o spread também pode envolver outros custos da instituição financeira ou banco, por isso o valor e a porcentagem variam entre cada instituição. Daí a importância de pesquisar os valores mais baratos.

Muitas instituições embutem o valor do spread cambial e vendem o serviço como se fosse mais barato e sem taxas, mas a realidade não é bem assim. Nesses casos, os ganhos da instituição provavelmente já estão inclusos no spread.

A Evolve cobra o menor spread do mercado. Entre em contato para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Como posso ajudá-lo?